A Flor de Lótus

A flor de lótus é conhecida principalmente por sua simbologia na cultura Oriental. Graças ao budismo ela é considerada sagrada em diversos países da Ásia.

Segundo a cultura Oriental a flor de lótus representa a elevação e expansão espiritual. Este significado se dá através da maneira como ela se desenvolve: a flor de lótus é encontrado principalmente nos lodos de pântanos de onde ela se desenvolve e faz desabrochar suas pétalas brancas acima da superfície imunda do lodo.

Mesmo deixando de lado seu significado espiritual e analisando racionalmente esta flor, ainda assim encontramos motivos para nos inspirarmos nela. Veja o porquê:

O lodo a partir do qual a flor de lotus cresce é composto basicamente de sedimentos (terra, areia, etc), água e materiais em decomposição. É um ambiente inóspito para muitos seres vivos.

Mesmo diante destas dificuldades a flor se desenvolve até o momento em que desabrocha suas pétalas brancas. Estas pétalas possuem propriedades químicas que repelem a sujeira e a poeira e é este contraste das petalas brancas desabrochando sobre o lodo imundo que influenciou diversas pessoas, culturas e religiões a adotarem esta flor como um símbolo, atribuindo a este símbolo uma grande quantidade de significados.

Do ponto de vista prático podemos aprender com a flor de lótus que devemos saber extrair do ambiente aquilo que nos é necessário (assim como a raiz que pega os nutrientes dos materiais em decomposição) e fazer o melhor possível com o que extraímos (assim como a flor gera suas pétalas brancas).

Este exemplo é importante pois é comum que nós culpemos o ambiente em que vivemos por nossos problemas. O país, o estado, a cidade, a família, os amigos, o trabalho…todos estes exemplos representam ambientes nos quais vivemos. Nestes ambientes provavelmente surgirão dificuldades, sejam elas sociais, econômicas ou afetivas.

O surgimento destas dificuldades podem estar ao nosso controle ou não. Porém, independente da causa ou origem da dificuldade, uma coisa estará sempre sob nosso controle: a forma como respondemos a um evento qualquer.

Acredito que essa seja a mais importante lição da flor de lótus: independente das dificuldades que você encontrar no ambiente em que vive, trabalhe sempre para extrair o que lhe for necessário e descarte o resto, atingindo desta maneira os melhores resultados possíveis.

Até a próxima!

About these ads

Sobre Felipe Santos

Pós-Graduado em Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão Estratégica pela FGV. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC Campinas. Administrador de Bancos de Dados (Oracle, SQL Server, MySQL e Postgres)
Esse post foi publicado em Desenvolvimento Pessoal. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A Flor de Lótus

  1. blogdoamaro disse:

    Ótimo!!

    Isso explica perfeitamente o uso da Flor de Lótus na capa dos livros de James C. Hunter: “O Monge e o Executivo” e “Como se tornar um Líder Servidor”

    Mt bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s